segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Sociedade Nua


É verdade que os ataques terroristas no mundo aumentaram. Em 2006 há conhecimento de cerca de 2 mil, a maioria deles, 80%, nos conflitos entre a Rússia e a Chechênia. Pouco mais de 20% dos atentados podem ser atribuídos a grupos islâmicos.

Ainda assim, os estrangeiros que visitarem os EUA vão passar por uma acintosa revista, que inclui agora as digitais de todos os dedos da pessoa, além de exigência no fornecimento de dados pessoais que não constavam nos antigos questionários, como endereços eletrônicos.

A informação foi publicada pelo jornal britânico "The Observer" e diz também que as informações obtidas nesse procedimento serão partilhadas com outras agências de segurança.

Bem...o problema não é sujar os dez dedos da mão para fornecer digitais! Não é novidade o fato de que a privacidade das pessoas há muito tempo está ameaçada. Agora parece apenas uma questão de tempo todos os seres vivos se transformarem em um número, a ser acessado a qualquer momento.

Mas, dirão alguns, isso não seria contingência dos tempos modernos e da natural necessidade de proteção da sociedade?

Pois é, proteção ou condenação absoluta!

Da mesma maneira que o registro de cada cidadão, incluindo todos os pormenores de sua vida, pode ser argumento para defesa da sociedade, qualquer falha no sistema de proteção desses dados ou uso indevido por vilões em tempos de guerra fria ou quente comprometem a segurança de toda planeta!

Quem têm o direito de manipular esses dados sigilosos, que ´no cruzamento das informações mostram a vida financeira e comercial, do cidadão, mas também hábitos familiares e até dados íntimos obtidos em consultórios médicos, clínicas e hospitais?

Ainda que a maioria das pessoas não tenha problemas em ser "um livro aberto" aos estranhos do mundo todo, essa realidade inverte o argumento inicial: ao invés de proteção, o cidadão fica absolutamente vulnerável e desprotegido!

E aí?

(janeiro 2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário