segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Novos golpes na praça


Um novo golpe de estelionato, que busca vítimas entre os idosos, é um dos mais difíceis de ser denunciado e provado, conforme o relato de F.N .

A pessoa idosa é abordada na rua, por alguém bem vestido, jovem e simpático, que age como se fosse pessoa conhecida. "Era uma moça, que disse que havia sido minha vizinha quando criança e eu acreditei, como poderia negar?", disse F.

A moça comentou a respeito da mãe, que teria estado doente e perguntou como ia a família de F. Com marido idoso e sofrendo de problemas decorrentes do diabetes, F. foi presa fácil.

A moça afirmou que havia um senhor que estava fazendo curas de diversos problemas graças à preparados de ervas que ele mesmo cultivava e que a mãe havia se recuperado completamente com os chás. "Ela realmente me parecia alguém conhecido, como poderia saber? Na hora pensei, não custa tentar" , argumenta F.

Mas custou! F. enviou parte de sua poupança para a compra de ervas que supostamente curariam o diabetes de marido, através da moça. Nunca mais recebeu retorno algum.



Outro golpe comum contra os idosos é o recuperação das perdas da aposentadoria. Pessoas que se dizem funcionários de associações de servidores aposentados ou msmo funcionários da agência bancária abordam velhinhos na saída de bancos, argumentando que existem reajustes atrasados a serem recebidos.

Para agilizar o processo é preciso que o aposentado faça um depósito de 10% do valor. Em geral dizem que a diferença a ser reposta é grande, na faixa de R$ 10 mil à R$ 30 mil.

Idosos em geral são vítimas fáceis, inclusive para a venda de serviços que são reais, mas dispensáveis. Em geral isso acontece na área de telefonia e nos próprios bancos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário