quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

PROCON DIZ QUE SUPERMERCADOS DEVEM FORNECER SACOLAS




Depois de décadas mantendo as sacolas para 
transporte de produtos adquiridos pelo 
consumidor, com custo já previsto no valor 
pago, os supermercados não podem 
simplesmente suspender o serviço, obrigando 
à compra de outras sacolas, como as 
biodegradáveis ou as retornáveis. 
É esta a conclusão da  Fundação de Proteção e 
Defesa do Consumidor - Procon, de São Paulo, 
anunciada em nota e ratificada durante 
reunião com a Apas (Associação Paulista dos 
Supermercados).
Demorou, essa iniciativa do Procon. Ora, o comércio tradicionalmente embute nos preços as despesas com sacolas, de papel ou de plástico, pela óbvia razão de que quem adquire produtos não pode leva-los sem algum embrulho. Nos velhos tempos serviam as folhas de jornais ( ainda hoje são usadas por alguns tipos de comércio) ou sacos de papel. A partir dos anos 70 as sacolas plásticas foram se tornando o principal meio de acondicionamento dos produtos.
Por que motivo esse hábito, que na verdade já está bem pago, seria suspenso subitamente 
pelos supermercados?
O consumidor deve exigir que seus produtos possam ser transportados. Os supermercados 
tem várias alternativas: usar sacolas biodegradáveis, que seriam mais convenientes pelo 
menos por um período de adaptação do consumo (é que mesmo sendo biodegradáveis, ainda 
poluem, levando em média três a cinco anos para decomposição. Há um acordo para o fornecimento de sacolas degradáveis gratuitas no mínimo até o início do mês de abril próximo), sacos de papel ou caixas de 
papelão.
Caixas de papelão são abundantes, ou deveriam ser, pois a maioria dos produtos recebidos 
pelas lojas vem dentro dessas caixas. 
De qualquer forma os supermercados devem oferecer uma forma gratuita para o transporte 
dos produtos vendidos, segundo garantiu o chefe de gabinete da Fundação Procon-SP, Carlos 
Coscarelli,


19 comentários:

  1. Supermercados fedorentos.Querem mudar nossos hábitos à força.Não podemos permitir.Vamos boicotar os mercados que não oferecem sacolas de graça.Comprem o menos possível, até que sintam que quem tem a força somos nós, clientes que não queremos o fim da distribuição gratuita das sacolinhas.

    ResponderExcluir
  2. Sou a favor da ecologia mas acho que os supermercados devem continuar com sacolas ecológicas pq nâo?Faço parte de grupos de defesa do planeta verde e somos contra o uso de plastico nas frutarias,padarias,magazines.A lei abrange todos o comercio????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VC TEM CARRO? NÃO USE. POLUI O AMBIENTE E VC É VERDE. VC TEM BICICLETA? NÃO USE, PQ ELES RETIRAM MATÉRIA PRIMA DA NATUREZA PARA FABRICAÇÃO. ANDE À PÉ, PQ VC É VERDE. VC COME CARNE? NÃO COMA, CONTRIBUA PARA A EXTINÇÃO DAS FAZENDAS DE CRIAÇÕES DE GADOS. AS VAQUINHAS, COM SEUS PUNS, SÃO RESPONSÁVEIS POR 18% DA EMISSÃO DE METANO NO AR. VIRE VEGETARIANA. BEM MELHOR: FAÇA SUA PRÓPRIA HORTA EM CASA, ASSIM VC EVITA USAR AGROTÓXICOS QUE POLUEM RIOS E LENÇÓIS FREÁTICOS, ALÉM DE F...COM A SUA SAÚDE. TOME BANHO SÓ QDO CHOVER ( NA CHUVA ), ASSIM VC ECONOMIZA ÁGUA E ENERGIA. NÃO COMPRE MAIS NADA QUE VENHA ACONDICIONADO EM PLÁSTICOS, VIDROS, SEI LÁ, QUALQUER COISA QUE VENHA DA NATUREZA, PQ VC É VERDE. SEM QUERER OFENDER ( APESAR DE SABER QUE JÁ SE SENTIU OFENDIDA), OLHE EM VOLTA E PERCEBA QUEM ESTÁ GANHANDO COM TUDO ISSO : CONSUMIDORES??? CLARO QUE NÃO ! O PLANETA VERDE QUE VC DEFENDE? TB NÃO ! SEJA VERDE, MAS SEJA CONSCIENTE, REALISTA, INTELIGENTE, ANTENADA E BEM INFORMADA SOBRE O ASSUNTO.

      Excluir
    2. Caro anônimo, você não ofende ninguém ao expressar sua opinião. No entanto sou obrigada a discordar pelo seguinte: estamos de fato desgastando nossas reservas naturais de maneira inconsequente. É justamente por esse motivo que a ação dos supermercados suspendendo as sacolas é oportunista e irreal!
      Quem é "verde" não está maduro o suficiente para entender que o equilíbrio é fundamental. Obrigar o cliente a sair de seu estabelecimento com as compras soltas na mão é ato ilegal e discutível.
      Melhor seria que os supermercados trocassem as sacolas por material não poluidor, sem onerar o cliente. Nese caso, sim, seria uma açao decente.

      Excluir
  3. Fui ao supermercado hoje comprar umas coisas e o caixa não me deu outra opção a não ser comprar as tais das sacolinhas biodegradaveis e as retornaveis estavão vendendo a 5,00.
    O que eu devo fazer? Não posso deixar isso passar em branco, preciso fazer valer a lei que eles tem que fornecer sacolas ainda por 60 dias. Fico no aguardo.
    Att. Elaine Hott

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi colega,faça como eu vá ao procon mas proximo da sua casa ou cidade e faça uma denuncia do supermercado pois aki onde eu moro tbm nao queriam fornecer agora estão fornecendo depois de várias denuncias feitas ao procon e direito nosso não devemos abaixar a cabeça...

      Excluir
  4. Cara Eliana, o supermercado está infringindo a lei. Há muita discussão em torno dessa lei que se diz ecológica, mas que na verdade representa uma economia e fonte de lucro para supermercados, sem atingir uma resposta ao problema da contaminação do meio ambiente.
    No entanto, apesar do próprio Código do Consumidor prever que os estabelecimentos comerciais são responsáveis em guarnecer os produtos vendidos ao cliente, existe um acordo para que os supermercados continuem a fornecer gratuitamente embalagens bio-degradáveis, sejam elas sacolas, caixas de papelão ou sacos de papel - para os consumidores. Os supermercados estão proibudos de vender as sacolinhas de plástico descartável (que como você vê, tem preço abusivo)e colocar a venda apenas sacola reutilizável ao preço de R$0,59 (é uma sacola de 40 centímetros de largura e outro tanto de profundidade, que pode ser usada várias vezes)
    Denuncie o supermercado. Onde foi isso? Encaminhe reclamação ao Procon (se tiver testemunha ou recibo da cobrança das sacolinhas de plástico descartável é melhor) ou a Delegacia do Consumidor (há outros, como Instituto de Defesa do Consumidor ou IDEC) ou a própria fiscalização da Prefeitura, jornais locais, etc (depende de sua cidade e da localização do estabelecimento infrator). O abuso está constatado.

    ResponderExcluir
  5. Quero registrar reclamação de um supermercado que não está fornecendo sacola de plastico biodegradável e insiste em vender muito caro essas sacolinhas, que faço?Outra coisa,em outro supermercado quando reclamei eles puxaram de dentro do balcão sacolas de plástico antigas,não biodegradaveis,pode isso? Obrigada,preciso de resposta urgente

    ResponderExcluir
  6. Não, o supermercado não pode oferecer sacola plástica poluidora. Afinal todo esse problema que está transtornando os clientes se fundamenta em uma necessidade ecológica! Também não pode vender as sacolas descartáveis biodegradáveis, deve oferece-las gratuitamente.
    Exija as sacolinhas gratuitas e se houver recusa chame a gerência. Se ainda assim não for resolvido o problema de transporte de sua compra, denuncie (veja orientação em reclamação anterior). Boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Hoje fui no supermercado walmart comprar algumas coisas que estava prescisando com urgencia fui obrigada a desistir de levar os produtos pois não me deram opção de sacola gratuita continuam infringindo a lei,vendendo as tais sacolinhas biodegradaveis ou retornaveis sai de la indignada..

    ResponderExcluir
  8. O Extra Anchieta em SB Campo não está preocupado com o meio ambiente e sim com o dinheiro que vai economizar nas sacolinhas,já 2 vezes não forneceram nada e fiquei esperando em tempão por uma caixa de papelão no caixa,que acabei desistindo.Onde foram parar as sacolinhas que eles tinham.A farmacia já descartei.Não compro mais nada lá.A ultima vez fui comprar produtos intimos e tive que apertar tudo dentro da bolsa, pois não tinham nem um saco de papel para me oferecer.

    ResponderExcluir
  9. Comprei no Carrefour Diadema e pedi sacolas, a moça do caixa falou que caixa de papelão era a primeira opção, como tinha caixas ela não ia me dar sacolas. Falei que caixa era pra quem estava de carro e se ela não me fornecesse sacolas eu ia cancelar a compra. Fez cara feia mas me forneceu algumas sacolas mas de plástico comum, não as biodegradáveis.
    Bem pessoal, não podemos baixar a cabeça e simplesmente aceitar que os supermercados suspendam o fornecimento das sacolas plásticas "grátis" (sabemos muito bem que o preço já está embutido no preço dos produtos que compramos) sem passar a fornecer uma alternativa também "grátis". E mais, além de grátis tem que funcionar. Não podemos compar alimentos e nos contentarmos em coloca-los em caixas de produtos de limpeza por exemplo. E mesmo que não seja de produtos de limpeza, quem me garante que são limpas!!! E se colocamos nossas compras em caixas e não estamos de carro como vamos levar nossas compras dentro de uma caixa? Levamos na cabeça?
    Abaixo o discurso do ecológicamente correto: "não sufoque o planeta use sacolas retornáveis", pois tais sacolas são recicláveis é uma questão de educação.

    Vamos pensar: Vc que é a favor da suspensão das sacolas e do uso de sacolas "retornáveis" etá contribuindo para enriquecer ainda mais o dono do estabelecimento pois ele não vai baixar o preço dos produtos, vc vai ter que comprar sacos plásticos (ridículo) para descartar seu lixo, vai comprar sacolas retornáveis e de quebra ainda vai fazer propaganda para o estabelecimento de onde vc comprar as sacolas pois elas vem com o nome do estabelecimento (tipo Carrefour, Extra, Pão de Açúcar....). Ou seja, etá fazendo papel de OTÁRIO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente com vc. Tem gente aqui que se diz "verde", se achando o máximo por levar suas compras em embalagens de papelão cheias de coliformes fecais, bactérias de todos os tipos, pondo em risco a saúde de sua família, ou, então, comprando sacolas biodegradáveis e sacos pretos ( tiveram um aumento de 400% !!!!)... OTÁRIO MESMO !

      Excluir
  10. A APAS DIZ QUE JUNDIAÍ, CIDADE PILOTO DESTA ROUBALHEIRA, APROVOU A SUBSTITUIÇÃO, O QUE É UMA GRANDE MENTIRA.
    SOU DE JUNDIAÍ E A MAIORIA NÃO CONCORDA!!!
    BASTA TER UM POUCO DE INTELIGÊNCIA PARA SABER QUE ESTA CAMPANHA MALDITA, SÓ SERVE PARA ENRIQUECER O BOLSO DELES, AUMENTAR CUSTO PARA O CONSUMIDOR, E AUMENTAR PLÁSTICO PRETO DE LIXO, VISTO QUE, ANTES AS SACOLAS DE SUPERMERCADOS NÃO ERAM APENAS DESCARTADAS, E SIM UTTILIZADAS PARA LIXO.
    LAMENTÁVEL....

    ResponderExcluir
  11. bom dia eu acho que os super mercados, mercado, e hiper mercados, tem a obrigaçao de fornecer sacos de papél de ,1,2,3, 5 ,10 e20 kl, como nas decadas de 70 tai uma sugestao ao procom..

    ResponderExcluir
  12. os mercados procimo a minha casa naõ oferece mais sacolas e quando esquecemos as nossa, sacolas somos obrigados a levar nossa compra nas mão isso é um abisuardo

    ResponderExcluir
  13. Hoje fui ao supermercado Carrefour e eles não estão fornecendo sacolas plásticas biodegradaveis e nem normais , acho isso um absurbo já que a lei já entrou em vigor!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, alguns estabelecimentos estão "enrolando", outros já recolocaram o serviço ao cliente logo depois da suspensão inicial. O problema, como se vê, não é "inspiração ecológica" mas uma simples questão de querer maior lucro.
      A maior prova disso são as ações que acompanharam- e acompanham- esse "ato ecológico" dos supermercadistas.

      Excluir
  14. acabei de efetuar uma compra no dia(dibon supermercado e tive que trazer mihas mercadorias em uma caixa de papelão pois não havia sacolas no momento.
    fui informada que as sacolas haviam acabado. muitos clientes ficaram sem saber o que fazer

    ResponderExcluir